|
|
06/08/2007
Super Fight
Sobre a última troca de pneus na classificação de Alonso e Hamilton tudo foi muito obscuro, dava pinta de que o “mocinho” da historia seria Lewis Hamilton.
Mas depois Ron Dennis disse que ele desobedeceu ao time e o xingou.
Mas porque o prejudicar daquela maneira? Fazendo com que Alonso ficasse parado nos pits por mais de 20 segundos?
Isto é jogo de equipe, e é proibido pela FIA. A Mclaren foi punida, não somou os pontos conquistados nos construtores e Alonso teve de largar cinco posições atrás da conquistada na classificação, a pole position...
Sinceramente não entendi esta decisão da Mclaren, só colocaram lenha na fogueira e o fogo está se alastrando de tal maneira que será inevitável o rompimento de um de seus pilotos com o time para a próxima temporada.
Lewis Hamilton venceu a abriu sete pontos na pontuação, deixando Nandito Alonso furioso, a ponto de “chorar” aos pés de Ro Dennis e dizer: Ou Lewis sai ou saio eu...
Ahhh que bonitinhooooo a ele não sabe competir... Não sabe levar um toque de corrida, não sabe conviver com pressão interna dentro da equipe... Cadê o talento de bi campeão que você tem Alonso?
Deveria responder na pista, se Lewis está mais rápido, paciência, acelere mais... Não precisa arrumar briga interna dentro do time.
Nada disso estaria acontecendo se Hamilton durante a temporada tivesse um comportamento regular dentro da pista.
Já vimos um caso parecido na própria Mclaren no fim da década de 80 com Ayrton Senna e Alain Prost.
Senna era a promessa, mas já havia vencido corridas anteriormente. Diferente de Hamilton que é estreante. Prost agiu como deveria agir. Respondia na pista, mas sempre alfinetava nas entrelinhas, por diversas vezes publicações na imprensa dizendo que Prost falou algo e na verdade não tinha dito irritaram Ayrton Senna que imediatamente ligava para o Prost querendo explicações. Mas isso nunca aconteceu entre Alonso e Hamilton, eles não trocam palavras entre si, como administrar esta crise?
Pepino dos maiores para Ron Dennis que deverá escolher entre um ou outro para a temporada seguinte. Infelizmente a Mclaren perderá um de seus pilotos para uma equipe rival e neste caso é o melhor a se fazer.
Quem sairá?
Fernando Alonso é quem se sente fora de esquadro na Mclaren e Ron Dennis sempre disse que relacionar com o espanhol sempre foi complicado. Deverá decidir por seu pupilo e candidato a fenômeno Lewis Hamilton.
Ele seria maluco de jogar fora à estrela que ele criou desde pequeno? Ainda mais depois de vê-lo realizando aqueles sonhos que Hamilton o contava na época de criança? Ainda mais para uma Ferrari? Ron Dennis é inteligente e não seria capaz disso...
Neste caso quem vai “rodar” é Fernando Alonso, deverá voltar para a Renault ou se transferir para a BMW. Ferrari seria impossível, já que está lá Felipe Massa, seu maior desafeto. Mas se caso a Ferrari em um ato de “loucura” oferecer exatamente a vaga de Felipe para Alonso, ele aceitaria?
Duvido e muito... Ele tem receio do Hamilton, nunca Alonso dividiria a Ferrari com Kimi Raikkonen que não liga para provocações e muito menos sente a pressão de um companheiro de equipe, sendo que Kimi Raikkonen já desfruta de trabalhar com os melhores profissionais da Ferrari.
Kimi não sentiu a pressão de dividir equipe com Montoya e este ano com Massa que já era piloto da Ferrari a tempos, conhecia praticamente todo o time e está andando de igual para igual com o finlandês até este momento da temporada. Nunca Kimi Raikkonen perdeu as estribeiras por em certos momentos do campeonato ele Raikkonen estar atrás do Felipe Massa na pontuação.
A Ferrari não será o caminho para Fernando Alonso, mesmo sendo interessante para os fãs mais fanáticos do Raikkonen. Quem sabe Kimi Raikkonen não devolveria o título perdido em 2005 para o espanhol? E melhor ainda, dividindo a mesma equipe.
Felipe Massa ficaria sem equipe... Oras a Mclaren estaria com uma vaga aberta e Lewis Hamilton dificilmente barraria Felipe Massa na equipe de Wolking, visto que eles até o momento sempre foram cordiais quando se encontram pelo padock ou pódio na Fórmula 1. Mas isto dificilmente acontecerá, não acredito que a Ferrari deixaria Massa de lado desta maneira, ou seja, sem motivos, sendo que a equipe Ferrari é quem está vacilando com o Felipe e não é de hoje.
Tem quem diga que foi culpa do engenheiro do Felipe que programou o cambio errado na Austrália. O Sinal vermelho no Canadá, o piloto teve sua parcela de culpa também, mas a equipe deveria estar atenta e alertado sobre o que estaria acontecendo. Por que a Ferrari mandou o Felipe desligar o carro antes de sair do box no treino da Hungria e não mandou ele parar naquele farol vermelho?
Total desatenção por parte de seu staff técnico, ficando evidente que ele fez a escolha errada. Felipe Massa trabalha com o mesmo staff técnico desde sua chegada na Ferrari, com a saída de Schumacher quem assumiu a equipe do alemão foi kimi Raikkonen e vejamos.
Kimi Raikkonen teve algum problema extra pista sem ser por quebra de equipamento? Não e nunca terá, pois ali nada dará problema, são profissionais que tem em seus currículos cinco títulos de campeão na Fórmula 1. E Felipe Massa tem em seu staff técnico a turma que ele herdou do Barrichello, esta é a explicação para tais trapalhadas da equipe Ferrari com Felipe. Carro em chamas no pit sotp da crrida na Espanha, farol vermelho e no gp da Hungria foi digno de deixar um carro no cavalete ou deixar o carro sem combustível no Gp Brasil de 2003.
Quem chamava o Barrichello de azarado pode começar a mudar de opinião, pois passada quase uma década as trapalhadas continuam, e isto para mim se chama incompetência. Lamentável...
Nunca Felipe Massa será campeão na Ferrari trabalhando com profissionais extremamente incompetentes. No automobilismo o piloto não ganha sozinho, enquanto está na pista ele é refém de cálculos, da agilidade e da percepção de sua equipe nos boxes. Infelizmente seu staff técnico já provou ser uma porcaria desde a época do Barrichello. Pois esqueceram de abastecer, empurraram o carro até o pit novamente, abastece o carro, não trocam os pneus que já estavam frios, até o Luciano Burti aqui do Brasil falou sobre a temperatura dos pneus. E a equipe do Felipe que deve contar com pelo menos vinte profissionais, sequer um único profissional pensou em trocar os pneus, devolveram o piloto pra pista tendo menos de dois minutos para esquentar os pneus e realizar a volta de vida ou morte... Deu morte, como sempre... Décimo quarto lugar no grid de largada.
O campeonato está pegando fogo, na pista a Ferrari dificilmente vencerá a Mclaren mais confiável de sua história. A não ser que Alonso e Hamilton se peguem pra valer na pista. Kimi e Massa agradeceriam...
Douglas Vianna Stanquini
douglas@f1naveia.com
|
|
Enviar para um amigo |
|
Comentar |
 |
Imprimir |
|
Últimos comentários:
|
08/08/2007 (21:11)
LUIZ FERRAZ... Estou aqui para expressar a minha opinião... Não sou obrigado a ser "politicamente correto". E se esse fosse o caso, não estaria aqui neste momento... Tenho minha opinião formada e tudo que escrevo, a imprensa mundial inteira escreveu de uma maneira ou de outra, mas publicou, ou vc acha que eu não me informo sobre o que está acontcendo na F1??? Pega paragrafo por paragrafo que vc verá que algo sobre o assunto foi notícia pela imprensa. - Douglas Vianna (Santo André S.P) |
|
07/08/2007 (16:15)
Fala Douglas.... Grande coluna! Não ponho nem mais uma vírgula no que você disse. Concordo com tudo! Tudo mesmo! Sobre a briga interna da Mclaren, acho que se tem um "maior" culpado, esse é o Alonso. Chora demais esse cara! Se Hamilton estivesse em 4º no mundial sempre andando atrás do espanhol, nada disso estaria acontecendo. Não é verdade? O espanhol que bote sua mola. Tati me desculpe mas você achar que a Mclaren desenvolveu esse carro, sem os dados da Ferrari é ser muito ingênua ou não querer acreditar nos fatos. A Mclaren teve todos os dados de adaptação dos pneus da Ferrari e isso faz muita diferença. Teve dados do motor também e tudo mais. Até o Flávio Briatore comentou: "Poxa, como eles (Mclaren) se adaptaram rápido aos pneus". O campeonato já está estragado e a FIA não vai querer parar o "show" com punições. Será uma conquista "corrompida" da Mclaren em caso de título mundial. Até mudei de opinião sobre Alonso. Acho ele essencial pra se montar um bom carro sim. Mas não é por causa dele que a Mclaren está com esse carro todo, ah isso é que não é! Douglas, rapaz... Ainda acredito no Kimi esse ano, agora o carro não pode quebrar mais e ele nem errar também. A Ferrari sofreu nessa prova, na classificação, com esses pneus "super macios" (foi esse né?). Kimi ficou atrás da BMW. Mas na corrida ficou o tempo todo colado no Lewis. "Fi dá Gota serena que não erra!" Se fosse o Alonso com a diferença de 20 pontos, eu ficaria receioso. Não por achar ele melhor que Hamilton, mas por sua sorte. Apesar desse fenômeno Hamilton está na liderança, ainda espero que a Mclaren volte a "antiga forma", a forma das quebras, como aconteceu com ele na Alemanha. E espero por algum errinho dele, será isso possível? É lasca, os problemas de quebra atrapalhando Kimi novamente. Coitado viu. Era pra ele estar na balada junto com o Alonso aí. Mas vamos lá, espero que ele ganhe em cima do Hamilton de carro "adulterado", "roubado", "copiado" e tudo com "ado". Vamos Kimi, aqui pro Brasil derrotar o Hamilton. Abração Douglas. - J. G. M. Junior (Maceió-AL) |
|
07/08/2007 (10:22)
Nunca li uma idiotice igual - Luiz Ferraz (Sao Paulo SP) |
|
07/08/2007 (00:09)
Olá Douglas... legal sua resposta...
O discordo que o talento do Alonso tenha aparecido qdo teve o Fisichella como companheiro. O talento dele apareceu já em 2003 qdo fez ele venceu na Hungria ... ele venceu, foi pole com uma Renault ainda “ em fase de crescimento” e em uma época em que a dupla Ferrari&Schumacher eram imbatíveis. Foi ali que ele começou a se destacar. Estou errada? Em 2004 o Trulli foi melhor que o Alonso... e este ano o próprio Alonso admitiu isso na época do GP de Indy. E qual problema disso? Isso não o faz menos talentoso só pq o Trulli conseguiu 1 pole e 1 vitória contra 4 pódios (Fernando), afinal acho o italiano um piloto muito competente (e que é desperdiçado na Toyota) . Mas se eu seguir este seu raciocínio o Alonso deu um banho no Trulli em 2003... olha que era primeiro ano dele como piloto oficial da Renault ( com experiência de 1 ano na Minardi) e o era o segundo ano do Trulli(senão me engano) : o Alonso teve 1 vitória, 3 pódios e 2 poles enquanto o Trulli teve apenas 1 pódio. Mas isso também não faz o Jarno menos talentoso. AH!! Não concordo com este lance de sabotagem do Briatore p/ favorecer o Alonso... muita gente fala isso... mas não posso garantir nada não é mesmo? Outra coisa... o Alonso não teve culpa de ter um companheiro como o Fisichella... ou teve? Realmente...ele ficou mal acostumado, entretanto não menos competitivo. A Renault pode ter descoberto os problemas técnicos dela sim... mas o Alonso faz falta e muita. Você sabe disso.
Bom, qto ao Kimi... vc está certo ele não teve problema extra pista, mas o Massa não teve os problemas que o Kimi teve. Concorda?Os dois têm enfrentado dificuldades. Douglas ... a Ferrari é a melhor equipe na F1... digo em conjunto... ela é exata e cirúrgica. Este ano tem cometidos erros, mas quem não comete. E outra... Ross faz falta né?
Na Hungria foi um conjunto de erros... se o Massa tivesse não errado na volta rápida, a trapalhada no box talvez não fizesse diferença... concorda comigo? No Canadá, o Massa errou: não prestou atenção, o Kubica ficou no box parado. Lembra disso? Ele tem que parar de culpar a equipe por todos os erros. Não é neste ponto que justamente criticam o Alonso... e como vc mesmo disse:” Ver o lado da moeda que vc quer é fácil.”
O Kimi está começando a fazer jus ao investimento da Ferrari. E repito. O Massa não “pulou no cavalo branco “ agora vai sofrer, pq como vc mesmo disse... o Kimi sabe lidar com pressão e provou isso este ano qdo ninguém mais acreditava nele. E ele vai p/ cima, claro que se o carro dele não quebrar de novo.
Eu acho que o Alonso tem um grave defeito ... ele se expõe demais...fala demais e dá margem para as pessoas o criticarem . Não o considero chorão. Todos os grandes campeões são assim... eles são exigentes. AH!!! Uma coisa eu tenho certeza... o Alonso é um cara super autoconfiante... e confia no taco dele sim, o problema é trabalhar na Mclaren com um novo Schumi. Se o Alonso sair... quero ver quem vai querer ir p/ lá!? Criticar o Alonso é fácil... passar pelo que ele tem passado é outra coisa. Mas como eu costumo dizer “tenho o senso comprometido”...hehehehehehe... mas que fã não tem?
Abraços p/ vc !!
- Tatiana (Niterói) |
|
06/08/2007 (22:02)
Tatiana... Tudo bem pode discordar a vontade... Só que o "talento" do Alonso apareceu quando ele teve o Fisichella como compaheiro, ou vc se esqueceu que o Trulli saiu da Renault por causa de sabotagem em seu carro para beneficiar o espanhol??? Truilli obteve mais poles positions que Alonso em 2004 e teve 1 vitoria contra nehuma do espanhol mesmo ele trulli saindo da renault 2 coridas antes do fim da temporada. Ver o lado da moeda que vc quer é facil... Não vou discordar das conquistas do Alonso pois é fato... Agora se depois de todas essas conquistas ele pede para o Ron demitir o Hamilton para q ele Alonso comande a equipe sozinho??? Desculpe, esta não é a atitude que eu espero de um bi campeão, muito menos de quem superou Schumacher... Mas é claro numa Renault totalmente voltada para ele, com um Fisichella que mal classifcava entre os 6 primeiros... Não vejo a Renault ruim só por causa da saída do Alonso... Dados tecnicos já foram apresentados, mudança de pneu, a Renault teve de refazer toda sua suspensão... Sem contar nos amortecedores de massa que foram proibidos no fim da temporada passada... Kimi vs Massa... Me fale qual probelma extra pista o Kimi teve? Ele só teve carro quebrado, sua equipe não deu mancada em reabastecimento, farol vermelho e na hungria foi patetico, digno de Barrichello simmmmm... Com o schumacher não dava essas trapalhadas com o Kimi tambem não dará, pois é a mesma equipe... Agora, mesmo o Massa tendo todos estes problemas extra pista ele esteve a frente do kimi praticamente o campeonato todo. Mostrando que tem potencial para disputar com qualquer um na F1 de hoje... Sinceramente para quem ganha apenas 5 milhoes estar a frente de seu companheiro que ganha 50 milhoes, quem deverá trazer retorno para equipe é o Raikkonen e não o Massa... Pode ter pesado a fase de adaptação do Kimi, mas durante esta fase de adaptação, o Felipe e a Ferrari teve probelmas tambem... Mas cada um tem a sua opinião e ve os fatos que quer enxergar e faz vista grossa para outros... Normalllll... Mas continuo com minha opinião.. Alonso é um baita piloto, mas peca nestes momentos onde parece um bebezão mimadão e chorão... Onde invez de chorar. Alonso deveria impor todo seu talento e vencer na pista e não nos bastidores... Ou ele não confia em seu taco??? - Douglas Vianna (Santo André S.P) |
|
06/08/2007 (20:48)
Olá Douglas... nunca comentei em suas colunas, embora já tenha lido algumas delas... Mas desta vez eu resolvi comentar, afinal o legal é justamente este feed-back, né?
Vc perguntou onde está o talento do bicampeão? Bom, o talento dele está na atual bicampeã de F1, a Renault, que despencou depois da saída dele... está na McLaren, que é líder dos dois campeonatos ( não me venha com esta de Dossiê da Ferrari, pq o desenvolvimento deste carro começou mto antes disso), está nos dois títulos que ele conquistou, um sobre Kimi e outro sobre o heptacampeão ( tb não me venha com... “ah mas o motor do schumi estourou no Japão”... é mas o do Alonso tb estourou em Monza : ficou elas por elas), está na ultrapassagem sobre o Massa em Nurburg07, mostrando o qto é bom na chuva. Se vc tiver alguma dúvida do talento dele assista o GP da Hungria e Monza 06, Japão e Ímola 05 ...
E pode ter certeza que isso ele não aprendeu no autorama ou num simulador de F1. O que vc considera “ saber competir “? É ser segundo e aceitar tudo como o Massa e o Rubinho e com sorriso no rosto. Ainda bem que o Alonso ”não sabe competir”...hehehe. Pressão interna? Vc sabe o que ele está passando dentro da McLaren para julgar? Fácil é julgar né? Estar no lugar dele é outra coisa. Já pensou se fosse com vc? No seu trabalho?
O Alonso não é parte da McLaren...ainda bem. E com certeza o Ron Dennis vai escolher o Lewis... afinal... gastou milhões com molequinho. Ele criou o monstrinho ... que cuide dele agora. Alonso na Ferrari? Também acho que não, mas se fosse seria com certeza no lugar do Massa, pq a Ferrari não abriria mão do Kimi. E outra, o Massa é dispensável. Mas com o Todt lá... é dificil. Hehehehe... Me desculpe mas vc chegou a achar que o Kimi iria sofrer pressão do Montoya ou do Felipe? Hehehe... Talvez por ter que substituir o Schumacher...sim! Mas do Felipe? É dose, né? Um piloto que não soube tirar vantagem qdo o Kimi estava no período de adaptação e com dificuldades. Kimi não perdeu as estribeiras... porque o Kimi é totalmente distinto do Alonso, as pessoas são diferentes e possuem reações diferentes . Todo mundo fala que o Alonso é chorão...hehe...e o Massa? É um bebezão. E vc também está exagerando, hein? Basta ler a quantidade de desculpas que deu p/ justificar o péssimo desempenho do Felipe. Falar que o Massa não ganha pq os engenheiros/equipe são incompetentes.... é demais!!! Engraçado... o Alonso foi bicampeão com uma equipe que nunca foi a melhor, uma equipe de tinha um mecânico que errou duas vezes na hora de apertar uma porca, uma equipe que nunca foi páreo com a Ferrari em estratégias de corrida, uma equipe q tem como chefe Flávio Briatore, que é ótimo mas não chega aos pés de Todt e cia. Douglas... a Ferrari é a melhor equipe da F1 (no contexto total)e vc sabe disso. Não procure justicar o injustificável. Se o Massa não for campeão o motivo será outro : a diferença está entre o assento e o volante...
Mas tudo bem... tenho que respeitar a sua opinião mas também tenho o direito de discordar, né?
Abraços p/ vc.
- Tatiana (niterói) |
|
|
Mais colunas de
Douglas Vianna Stanquini:
|
|
|